A volta dos que nunca deveriam ter ido
- Beatriz Monteiro
- 9 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Os cinemas de rua foram perdendo espaço para shoppings e grandes redes, mas ainda resistem!
Os cinemas de rua fazem parte da história e da cultura do Rio de Janeiro. Eles são sinal de lazer, cultura e muito entretenimento para todos os cariocas com a exibição de diversos títulos nacionais e internacionais.
Cine Santa, considerado o menor cinema de rua do Rio de Janeiro, reabre suas portas nesta sexta-feira (7) a partir das 18h. Localizado no Largo dos Guimarães em Santa Tereza, o local foi reformado por meio do edital “Viva o Cinema de Rua”, lançado pela RioFilme em 2023, a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo.

Com a reforma, a acessibilidade do cinema vai contar com rampas de acesso, banheiro acessível, iluminação e sinalização especial, ar-condicionado novo e poltronas mais confortáveis (já era hora, né?). Mas calma que vem mais novidade por aí! A sala vai contar com tecnologia laser de exibição e novas caixas acústicas, além da expansão da bomboniere que vai oferecer doces e salgados preparados por produtores locais, e ainda uma estação de café. Todas medidas foram pensadas para garantir o bem-estar dos frequentadores.
Além do Cine Santa, outras salas de cinema também receberam melhorias significativas. O CineCarioca Nova Brasília, cinema da RioFilme dentro do Complexo do Alemão, também foi reformado e reinaugurado. A sala renovada foi entregue à comunidade no dia 25 de maio.
Outra importante aquisição para a Zona Norte, foi a reabertura do Ponto Cine de Guadalupe no final de maio, retomando uma agenda que impacta fortemente a população de seu entorno.
Outros cinemas também estarão ao dispor da população até o fim do ano, como: o CineCarioca Penha, que deve ser entregue à população no final do mês de junho; e o CineCarioca José Wilker, que vai ter duas salas com 122 lugares e funcionará dentro das Casas Casadas, em Laranjeiras. A previsão de inauguração é em julho.

Vale destacar que, tanto o CineCarioca Nova Brasília quanto o CineCarioca Penha, preveem em suas agendas sessões gratuitas para crianças, além de outros projetos parceiros conduzidos por líderes comunitários locais.
Os cinemas do Grupo Estação e a Cinemateca do MAM também foram contemplados para a reforma e modernização de suas salas.
Comments